Pesquisar no site


Contactos

RADIO FAUSTEX

E-mail: fm914@sapo.pt

Quarteto 1111

06-07-2015 11:03

Foto de Quarteto 1111José Cid é convidado a entrar para o Conjunto Mistério em 1966. Decidem formar um novo grupo quando sugeriu que cantassem em português.

Da formação inicial do Quarteto 1111 faziam parte Miguel Artur da Silveira (bateria), José Cid (voz e teclas) e os irmãos António Moniz Pereira (guitarra) e Jorge Moniz Pereira (baixo). Passam alguns meses a trabalhar na garagem da casa de Michel porque pretendiam fazer algo de diferente.
O programa “Em Órbita” do Rádio Clube Português passa “A Lenda de El-Rei D. Sebastião” em Agosto de 1967. Um EP com os temas “A Lenda de El-Rei D. Sebastião”,”Os Faunos”, “Fantasma POP” e “Gente” é editado, em Novembro, pela Valentim de Carvalho.
Ficam em terceiro lugar no Festival RTP da Canção de 1968 com “Balada Para D. Inês”. Em Março lançam um EP que inclui esse tema, “Partindo-se” de João Roiz de Castelo Branco (retirado do “Cancioneiro Geral” de Garcia de Resende) e ainda dois temas da autoria de Jorge (“Vale de Ilusão” e “Dragão”).

Jorge Moniz Pereira sai e entra Mário Rui Terra para o seu lugar.

Em Novembro de 1968 é editado o EP “Dona Vitória”. É editado também um single com os temas “Meu Irmão” e “Ababilah”. A capa da segunda edição deste single tem uma faixa com essa indicação.

Um novo single, “Nas Terras do Fim do Mundo”, é editado em Outubro de 1969. Ainda nesse ano é lançado o single “Génese/Os Monstros Sagrados” com a participação de Betty Wilkinson Silveira.
No início de 1970 é editado o álbum homónimo, conceptual, que aborda os temas racismo e emigração. Devido à censura o disco é retirado do mercado na semana do seu lançamento.

Em Março é editado um EP com quatro faixas do álbum: “João Nada”, “Estrada Para a Minha Aldeia”, “Domingo Em Bidonville” e “Epílogo”.

Mário Rui Terra é mobilizado para o Ultramar. Entra para o grupo Tózé Brito, vindo dos portuenses Pop Five Music Incorporated.

É lançado o single “Todo O Mundo É Ninguém”, com base num texto de Gil Vicente.

O grupo canta sempre em inglês, por causa da censura. A primeira edição em inglês surge em Novembro de 1970 com o single “Back To The Country”. Este foi um dos discos do grupo que mais vendeu.

O single “Ode To The Beatles” é lançado em Julho de 1971. Em Agosto actuam com bastante sucesso no Festival de Vilar de Mouros.

Em Novembro de 1972 é editado um single do Quarteto 1111 com os temas “Sabor A Povo” e “Uma Nova Maneira de Encarar o Mundo”.
Participam no Festival dos Dois Mundos, realizado no Teatro São Luís, em Lisboa, com “Sabor A Povo” que fica em 3º lugar. Um responsável da Decca inglesa convida-os para irem gravar a Inglaterra mas teriam de passar a cantar em inglês.
Os “Green Windows” eram formados pelos quatro membros do Quarteto 1111 mais quatro vozes femininas, as mulheres de três dos elementos e a “manager” do grupo. As gravações em Inglaterra contam com a colaboração de Ivor Raymonde. “Twenty Years”, o primeiro single, é editado em Inglaterra e noutros países.

Mike Sergeant entra para substituir Tózé Brito que vai estudar para Inglaterra.
O Quarteto 1111 colabora com Frei Hermano da Câmara na gravação do disco “Bruma Azul do Desejado”. José Cid abandona o grupo após o lançamento deste disco.

Voltam a reunir-se com José Cid, Tózé Brito, Mike Sergeant, António Moniz Pereira e Guilherme Inês. Gravam o álbum “Onde, Quando, Como, Porquê, Cantamos Pessoas Vivas - Obra-Ensaio de José Cid”, com influências de rock progressivo, que é editado em finais de 1974. O grupo termina a sua carreira no ano seguinte.